17 de novembro de 2015

Aspectos importantes para ter uma boa contabilidade nas empresas

Perfil empresarial, transparência e gerenciamento após a contratação do serviço são alguns pontos observados pelo diretor da Moore Stephens para ter uma contabilidade eficiente. A contabilidade deve ser encarada como um meio que contribui para o gerenciamento do negócio, independentemente de seu tamanho ou ramo de atuação, afinal o trabalho bem executado desse profissional garante a empresa vantagens corporativas referentes à transparência das transações e a real apuração do lucro ou do prejuízo.

Pensando nisso e para auxiliar os empresários a terem uma boa contabilidade o Diretor da Moore Stephens Auditores e Consultores, Elói de Siqueira, listou alguns aspectos importantes que devem ser observados para a excelência na prestação de serviços desse profissional contábil.

– Transparência nos negócios: Com a elevada carga tributária e a concorrência acirrada em alguns setores, muitas vezes, os administradores encontram formas alternativas de se manterem vivos no mercado, por exemplo, optar por realizar operações sem emissão de documentos fiscais. Porém essa prática é facilmente detectada pela Receita Federal, que cruza as informações eletrônicas transmitidas por todos os contribuintes. Por isso optar por uma empresa contábil que execute seu trabalho com transparência resultará em tranquilidade e crescimento favorável ao empreendimento.

– Profissionais ou organizações contábeis: A melhor opção é identificar o perfil do seu negócio. As grandes empresas têm estruturas internas que atendem essas necessidades, então possuem uma pessoa responsável internamente pela contabilidade; já as empresas menores preferem terceirizar o trabalho para uma organização especializada. Porém alguns pontos devem ser observados antes da contratação, pesquisar junto aos órgãos da classe contábil se a o escritório que se pretende contratar é confiável; realizar uma pesquisa junto aos clientes já atendidos pela empresa e avaliar a proposta de prestação de serviços oferecida.

– Após a contratação: Acompanhe a realização dos serviços pessoalmente ou por meio de um colaborador de confiança. Realize reuniões periódicas com o contador para se certificar que a contabilidade do seu negócio esteja em ordem e dentro dos prazos. O segredo para uma terceirização de sucesso é gerenciar o serviço, lembre-se que a empresa contratada é uma extensão da sua, por conta disso, o acompanhamento é fundamental.

– Gastos pessoais e gastos empresariais: Os empresários devem se atentar para não confundir os gastospessoais com os gastos da empresa, pois essa conduta distorce a lucratividade, dificultando a análise de rentabilidade, e, dependendo da forma de tributação em que a empresa esteja enquadrada, poderá ainda trazer problemas junto a Receita Federal.

– Pontualidade e qualidade das informações contábeis: a qualidade das informações contábeis implica em apresentar para os administradores se o conteúdo está adequado, são atuais, oportunas e exatas, pois sem esses atributos as informações contábeis não servem como ferramenta para tomada de decisão.

A contabilidade é um departamento essencial para qualquer atividade econômica, pequena, média ou grande, com fins lucrativos ou não, pois ela organiza todos os fatos e atos da administração e informa, no fim de um período, o resultado das decisões tomadas, sejam elas certas ou erradas, sinalizando se o empreendimento é lucrativo ou não, podendo traduzir, entre outros fatores, a margem de contribuição do negócio e o seu ponto de equilíbrio.

Fonte: Jornal Contábil

Veja mais artigos

Redial © 2015. Todos os direitos reservados.